Stroll pede mudanças e critica Spa após morte de Van ‘t Hoff: “Dois pilotos em cinco anos”

Lance Stroll não conteve sua frustração ao saber do acidente fatal de Dilano van 't Hoff em Spa e clamou por mudanças no traçado do famoso circuito belga

A segurança do circuito de Spa-Francorchamps voltou a ser um debate entre os pilotos neste sábado (1), depois que Dilano Van ‘t Hoff, piloto da MP na FRECA, sofreu um acidente fatal em uma prova da categoria. O acidente aconteceu na saída da sequência Eau Rouge-Radillon, de forma similar ao que tirou a vida de Anthoine Hubert na Fórmula 2 em 2019. Por isso, Lance Stroll pediu mudanças no circuito para aumentar a segurança dos pilotos.

No meio do tráfego, Van ‘t Hoff colidiu com um muro de proteção e voltou à pista, ficando atravessado na reta Kemmel — que sucede justamente a veloz combinação de curvas Eau Rouge e Radillon. Adam Fitzgerald, que vinha em alta velocidade e não conseguiu desviar do colega, acabou o atingindo na lateral.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sabendo do alto risco que os pilotos estão sujeitos ao competirem no circuito belga, Stroll clamou por mudanças eficazes em uma das pistas mais tradicionais do esporte a motor.

“Parte meu coração o que aconteceu. Acho que a Eau Rouge, em Spa, precisa de alguma atenção, porque perdemos dois pilotos em um período de quatro ou cinco anos. É uma curva muito perigosa e dizemos isso todos os anos, não é justo o que aconteceu hoje”, seguiu. “Essa curva tem de mudar. É muito perigosa. Acho que, toda vez que passamos por lá, é um acidente esperando para acontecer. Hoje aconteceu de novo e perdemos um garoto, e isso não é justo”, bradou.

O trecho chegou a passar por reformas recentemente, justamente para evitar que os carros voltassem para o meio da pista – como aconteceu com Van ‘t Hoff e Hubert. No entanto, na busca por segurança, ainda há a necessidade de alterações no trecho — e Stroll espera que isso aconteça o mais rápido possível.

“São dois pilotos [mortos] em cinco anos. Esse ponto precisa de algumas mudanças”, repetiu. “Só queria dizer isso em voz alta antes de entrar na minha corrida, porque isso está na minha mente hoje. É um dia triste para o esporte a motor”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 na Áustria AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sexta-feira, no sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte. A corrida deste domingo está marcada para as 10h (em Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.